sexta-feira, 8 de março de 2013

A mulher, o jornalismo e a mídia



Hoje é comemorado mais um Dia Internacional da Mulher. De modo geral, o papel da mulher na sociedade foi visivelmente ampliado. Hoje, as mães são também pais quando precisam. Zelam por sua liberdade e independência. Muitas vezes, são mais fortes sentimentalmente do que os homens e mais decididas.

Na mídia, a mulher sempre teve espaço. Seja como atriz, ainda nos tempos da antiga Rádio Nacional, ou como jornalista, nos tempos mais recentes. Hoje, tem até mulher cinegrafista (câmera girl), que faz questão de carregar equipamento pesado para muito repórter marmanjo e barbado.

Na verdade, dia da mulher é todo dia. Elas sempre devem ser respeitadas, tratadas com educação e distinção e jamais violentadas. Obviamente, como seres humanos que são, também existem mulheres chatas, mal educadas, vulgares, que não se dão o devido valor e não possuem amor próprio nem dignidade.

Mas são raras. Costumeiramente, a mulher é uma obra divina a ser admirada. Quando está de TPM, devemos nos esforçar para ter paciência e compreendê-las. Nós, homens, não vivemos sem elas. E vice-versa. No jornalismo, a presença da mulher dá brilho. Muitas são as jornalistas lindas e competentes. A lista de exemplos seria muito extensa, por isso não é prudente fazer citações nominais.

A mulher é delicada, sensível. Mesmo aquela que parece uma pedra de gelo, no fundo, é extremamente dócil e usa a frieza como defesa para não sofrer e minimizar momentos e fases tristes. A mulher deve ser tratada pelo homem de igual para igual. Nem mais, nem menos. Nem fragilizada, nem superestimada e sim como pessoa.

Hoje, com exceção das tarefas que envolvem limitadores físicos, a mulher pode executar os mesmos trabalhos dos homens. Coisa impensável há alguns séculos. Melhor para mim, que tenho o prazer de estar cercado por mulheres em todos os lados. No âmbito familiar e, principalmente, no profissional.

A vocês, amigas jornalistas e demais profissionais da mídia, à mulher que me deu à luz (minha mãe), à minha irmã, primas, à minha esposa, amigas e colegas, que este dia, como todos os outros, seja repleto de felicidades, alegrias e, principalmente muito amor e carinho. Costumo terminar as colunas no blog com um abraço, mas hoje abro uma exceção. Merece! Um beijo no coração de cada mulher de bem deste planeta!

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário