quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Técnicas de telejornalismo e oratória: quando a boca fica seca ou molhada demais


Quando precisamos usar constantemente a voz, alguns problemas podem aparecer. Além da rouquidão e de possíveis pigarros, é comum repórteres, apresentadores de TV e mesmo palestrantes ficarem com a boca seca demais ou então salivarem em demasia, o que "molha" a boca e faz com que o orador em questão tenha de "engolir".

Quando isso acontece em apresentações em público, como as palestras, é mais fácil "passar batido". O público geralmente não se atém a estes detalhes, já que o contato é direto e visual. Já quando acontece na telinha, com um repórter ou apresentador, a falha fica mais evidente e mais desagradável a quem assiste.

Um fonoaudiólogo pode ajudar na correção destes problemas. Mas, para diminuir o transtorno e o constrangimento, seguem algumas dicas importantes. Primeiro, preste atenção se sua respiração está correta e se você está conseguindo falar as frases sem ter de tomar ar no meio delas.

A respiração correta ajuda a boca a se manter estável, nem seca nem molhada. Isso porque, via de regra, quando estamos no meio de uma fala, é mais comum respirar pela boca do que pelo nariz.

Para controlar a umidade bucal, também é possível recorrer a alguns exercícios. Caso sua boca esteja seca demais, dê uma pequena mordida na ponta da língua. O organismo entende que você está mastigando comida e começa a liberar saliva para fazer a digestão, deixando, deste modo, a boca úmida. Um chiclete também ajuda, assim como beber água, obviamente.

caso a bosa esteja molhada demais, a recomendação é colocar a língua no céu da boca e deixar ali por aguns minutos, ficando com os lábios entreabertos. Desse modo, sua inspiração e expiração se darão pela boca e a tendência é que a salivação diminua. Espero que as dicas tenham sido úteis de alguma forma. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws





















Nenhum comentário:

Postar um comentário