terça-feira, 18 de novembro de 2014
A diferença entre curso e workshop de comunicação
Algumas pessoas têm me pedido orçamentos a respeito dos cursos de oratória que ministro. Agradeço demais a procura, o carinho e a confiança com meu trabalho. Porém, é preciso explicar a diferença entre curso e workshop, uma vez que alguns amigos têm confundido essas duas modalidades de transmitir e receber conhecimento.
Vamos lá. O curso, principalmente de oratória ou expressão verbal é algo mais extenso. O pacote básico, para se ter uma ideia, prevê quatro aulas ou quatro encontros, como queiram. Para lapidar e treinar um bom orador é preciso tempo, psicologia e diversos exercícios práticos. Por isso, o curso é, de certa forma, extenso.
São conhecimentos e técnicas que só se adquirem e só se transmitem com tempo. Com preparo contínuo. Até por isso, não é recomendável que atenda muitas pessoas ao mesmo tempo. Para um curso mais extenso, trabalho com cerca de dez alunos, no máximo. E as aulas têm a duração relativamente curta, com cerca de uma hora e trinta minutos cada.
Já o workshop é uma troca de conhecimento mais rápida. O evento acontece em um único dia, no máximo dois, com cerca de quatro a cinco horas em cada dia. Pode receber vários participantes de uma única vez (40, 50). No workshop, os participantes são um pouco mais passivos do que ativos. Enquanto o curso tem exercícios práticos, peculiares e meticulosamente avaliados, o workshop é mais uma espécie de tira-dúvidas.
A intenção do workshop é passar instruções gerais sobre determinado assunto a um número grande de pessoas. É padronizar procedimentos, ajustar linhas de trabalho, compartilhar e esclarecer políticas internas de empresas, etc. Assim, um workshop de oratória, por exemplo, tiraria dúvidas de como montar uma apresentação, gestos, impostação vocal, conteúdo. Mas sem a execução de exercícios práticos muito específicos.
No curso, a atenção é individualizada e, no workshop, as explanações são mais gerais, tentando abranger um nível médio para todos os participantes. Logo, o curso tem, via de regra, um preço mais caro do que o workshop. Assim, se a sua intenção ou da sua empresa for contratar um serviço como esses para os funcionários, avalie bem qual é a necessidade da empresa.
Se for, por exemplo, preparar os diretores para, em médio e longo prazo, tornarem-se bons oradores em público ou diante da mídia, prefira o curso. Se a intenção é apenas transmitir alguns procedimentos em linhas gerais, normas, nivelar o conhecimento de funcionários, prefira o workshop. É importante entender bem a diferença para não bater cabeça no momento de escolher um bom serviço. Um forte abraço.
Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário