segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Os astros da internet: as celebridades virtuais, os 15 minutos de fama e o marketing viral
Meu amigo Roberto Rogério Rocha instigou-me a fazer o post de hoje. Sobre as pessoas que ficam famosas por meio da internet. Uma boa questão para os tempos atuais, já que, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2013 (realizada pelo Ibope Inteligência), a rede mundial de computadores é hoje o segundo meio de comunicação que o brasileiro utiliza em busca de informação, ficando apenas atrás da TV aberta.
Segundo o economista Luis Nassif, foram feitas entrevistas nos 27 estados do país. Foram ouvidas 18.312 pessoas em 848 municípios, com uma margem de erro de um ponto. "Cada entrevistado poderia indicar até três meios de comunicação preferidos. em uma lista que incluía TV aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa" (leia a coluna completa aqui: http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-internet-tornou-se-o-segundo-veiculo-de-informacao).
A primeira questão foi sobre o meio de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:
1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% dse terceira.
2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.
3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.
4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.
5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.
Só por esse dado, já é possível admitir que a internet é um meio de comunicação em constante crescimento e tem grandes chances de chegar próxima da TV aberta. Por isso, acredito tanto na web TV. Com qualidade e profissionalismo, claro. Sem amadorismo.
Por conta disso, hoje, algumas pessoas conseguiram se tornar famosas por vídeos que fizeram e publicaram na internet. As celebridades virtuais saíram dos bites e bytes para dar entrevistas e até fazer shows na tela da TV. Estas pessoas cativaram o público específico da internet.
São alguns exemplos a Stefany, do Cross Fox, o menino do "pintinho piu", entre outras. Mas, sou um tanto quanto cético e prudente ao usar o termo "celebridade" da internet. O conceito de fama, no meu entender, é aquele que, quando você cita o nome de alguém, todos conhecem. Fama significa que uma pessoa é realmente pública. Você sabe o nome dela, detalhes de sua vida pessoal, o que faz ou deixa de fazer. Não é o que acontece na internet.
Eu, por exemplo, não sei o nome do menino do "pintinho piu". A internet proporcionou a essas pessoas os chamados 15 minutos de fama (real) na TV. Depois, elas seguiram seus rumos. Algumas exceções extrapolaram essa situação e, essas sim, foram além.
Como o programa Porta Dos Fundos, feito com atores de ótima qualidade e que recebeu propostas para ir para a TV aberta. Ou então a (do que devo chamá-la? mandem sugestões!) Geisy Arruda, que deve sua mudança de vida eternamente a alguém que, na Uniban, gravou o constrangimento que ela passou ao ir para a faculdade com uma roupa extremamente curta. Geisy foi esculachada por vários alunos.
O acontecimento causou um alvoroço gigantesco na faculdade e foi parar na internet, em forma de vídeo. Geisy deu várias entrevistas na TV e o constrangimento inicial, aliado à vitimização, fizeram com que algum gênio da lâmpada, iluminado (só que não), tivesse a maravilhosa ideia de convidá-la para seguir a carreira de artista.
Geisy foi a programas de TV, posou nua, participou de reality shows. A vida dela mudou. A fama trouxe dinheiro. Graças à pessoa que decidiu gravar um constrangimento público e publicar na internet, provavelmente com a intenção de potencializar o constrangimento. tenho certeza de que tal pessoa jamais imaginou que tal publicação mudaria para sempre a vida da envolvida.
O vídeo foi visto por muita gente. Quem gravou isso fez, sem querer, o que os profissionais do marketing chamam de propaganda viral. O vídeo espalhou-se feito um vírus. Nesse ponto, a internet é imprevisível ainda. Nunca se sabe que tipo de bizarrice vai fazer sucesso e atrair uma audiência digna de TV aberta.
Mas, para provar que é possível, em algum ponto, prever o que pode ser sucesso na internet, um apresentador de TV norte-americano decidiu fazer um teste. Ele fez um vídeo de uma moça que acendia velas em casa, plantava bananeira perto da porta e então uma outra pessoa entrava. Essa que plantou bananeira caía, batia nas velas, que então caíam sobre o tapete e incendiavam o apartamento.
Na internet, circulou apenas até esse pedaço. Fez sucesso. Um monte de gente viu e compartilhou, tirando sarro da situação e da moça. O que ninguém viu foi que, na sequência do vídeo, o apresentador entrava em cena e apagava tudo com um extintor de incêndio, deixando claro que aquilo não passou de uma produção de TV. Ele mostrou que é possível saber o que faz sucesso na internet.
Uma coisa devemos admitir. Se os programas sensacionalistas existem, é porque, de alguma forma, atraem público. Parece que o ser humano adora ver um acidente. Por isso o vídeo fez tanto sucesso. É esse o significado do termo "viral". Alastrou-se mesmo!
Conclusão: a internet hoje é uma mídia em crescimento vertical, constante e rápido. Pode ser ainda maior em breve. Acredito no poder desse meio de comunicação e, como apresentador de programa de web TV, sei que isso pode ser excelente para quem trabalha em tal veículo. Mas, ainda não acho que ele possa produzir celebridades, com "C" maiúsculo. Um forte abraço.
Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário