segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conteúdo pago na internet será a tônica dos grandes jornais em 2014


Não é novidade para ninguém que a mídia, de modo geral, passou por uma grande crise em 2013. Dirigentes das grandes empresas de comunicação reuniram-se diversas vezes para conversar sobre o assunto e trocar experiências. Os debates foram no sentido de buscar saídas viáveis para manter programas e publicações no ano que vem, sem ter de demitir jornalistas e outros colaboradores.

Depois de pesquisas e muita discussão, a conclusão mais consensual é de que os principais jornais do país como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, para citar exemplos mais emblemáticos, vão adotar o chamado pay wall, ou seja, vão cobrar pelo acesso a seus conteúdos on line, assim como pelos jornais das bancas.

As discussões aconteceram durante o INMA, Seminário Internacional 2013, realizado em São Paulo no início deste mês. Segundo o portal Comunique-se, "executivos de grandes veículos nacionais e internacionais contaram suas experiências e apostas inclusive para os próximos anos".

Embora muita gente seja contra a cobrança financeira pelo acesso a conteúdos informativos on line, entendo que a proposta tem fundamento. Amigo leitor, desenvolva comigo o seguinte raciocínio. Você, que lê este blog, tem direito à informação e a um conteúdo de boa qualidade, correto?

Para que o conteúdo tenha boa qualidade, é preciso ter bons profissionais nas redações dos veículos. Para contar com estes profissionais, os veículos precisam desembolsar bastante dinheiro, pois profissionais qualificados custam caro, já que têm experiência, bagagem, boas fontes, bom texto, etc. Para pagá-los a contento, os veículos precisam arrecadar. E, admito, somente os anunciantes não sustentam hoje as publicações.

Por isso, nada mais justo do que oferecer informação de qualidade e cobrar uma quantia por ela, desde que não seja abusiva, extorsiva ou absurda. Assim, cada leitor pode assinar o conteúdo que julgar de melhor qualidade ou então o que for da sua preferência. Acho a proposta justa e interessante. Repito: desde que o leitor não seja alijado de informações importantes nem que seja "assaltado" no valor cobrado. E também que, na outra ponta, o jornalista seja, de fato, bem remunerado pelo bom trabalho desempenhado.

Esta será a tônica para o ano que vem. A internet tem a premissa de ser democrática e liberal. Por isso muita gente entende que a informação na web deve ser gratuita. Respeito e compartilho desta opinião. Mas também entendo que o conteúdo pago pode dar mais credibilidade a uma mídia que tanto cresce hoje no mundo todo e que vem, dia a dia, "roubando" a audiência da TV.

Credibilidade na web é algo que ainda está sendo buscado. E esta "profissionalização" paga pode ser um início. Aposto também que, em 2014, os vídeos on line vão dar ainda mais audiência do que em 2013. Aos poucos, os internautas estão descobrindo esse novo jeito de "ver TV", ler notícias e se manterem informados.

Independentemente de o conteúdo ser ou não pago, quero apenas que a internet tenha profissionais qualificados e, com isso, conquiste a tão sonhada credibilidade que ainda não está consolidada, o que tanto afasta anunciantes que poderiam ajudar a manter no ar bons conteúdos e boas atraçãoes. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws




















Nenhum comentário:

Postar um comentário