segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Para coletar imagens de pessoas, não é preciso que a câmera esteja perto delas


Em algumas reportagens de televisão, é comum o repórter ilustrar o texto com imagens de fontes que foram entrevistadas durante a gravação. Quando o jornalista se refere a uma autoridade, acaba por descrevê-la e, por isso, precisa de imagens dela para "cobrir o off".

Por exemplo: "O papa Francisco cumprimentou os fiéis e participou de um ato ecumênico em São Paulo. Durante o evento, ele pegou algumas crianças no colo e as benzeu". Neste texto, obviamente, seriam mostradas imagens do papa cumprimentado as pessoas, beijando e benzendo as crianças e falando alguma coisa no ato ecumênico.

Pois bem. Para coletar estas imagens do papa, não é preciso que a câmera esteja fisicamente ´perto dele. Para fazer alguns detalhes de mãos e olhos, é até recomendável, mas para todo o resto, há o zoom, que aproxima a imagem sem que o cinegrafista precise chegar perto da pessoa retratada.

Digo isso porque você, colega jornalista que lê este blog, deve saber a melhor maneira de lidar com suas fontes. Alguns entrevistados são extremamente tímidos e possuem uma enorme dificuldade para dar entrevistas. Imagine então, deixarem ser gravados pela câmera de uma posição perto deles. A pessoa fica constrangida e passa a não agir naturalmente.

Por isso, é possível coletar estas imagens da fonte estando longe dela. Isso faz com que ela não se sinta envergonhada e continue agindo naturalmente. A imagam é cruel. Transparece quando a pessoa está incomodada. Algumas pessoas sorriem o tempo todo de tão nervosas.

Muitos cinegrafistas ainda acham que é sempre preciso chegar perto das pessoas para coletar imagens dela. É um equívoco. Mas, verdade seja dita, também é importante SEMPRE o uso do tripé. A utilização do zoom faz com que o controle sobre a tremulação da imagem gravada pelo cinegrafista seja menor. Por isso, usar o tripé é extremamente necessário.

Outra situação um pouco chata quando se está muito longe da pessoa da qual se deseja captar imagens são os obstáculos. Pode ser que objetos ou pessoas estejam na frente, impedindo a captação de uma imagem limpa. Tenha paciência até encontrar o espaço e o momento ideal. É melhor do que mostrar o constrangimento da pessoa na TV. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws





Nenhum comentário:

Postar um comentário