segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como montar um bom currículo para empresas de comunicação (e outras)


Um bom currículo, na verdade, não está apenas no papel, mas sim na experiência que o profissional de qualquer área possui. Em comunicação, principalmente na área jornalística, o currículo quase nunca é levado em consideração. Isso porque muitas vagas são dadas a pessoas indicadas, que já fazem parte do círculo midiático ou que tenham bons contatos no meio.

Logo, o famoso CV até ajuda, mas não conta muito na área de comunicação. Ainda assim, um bom currículo deve sempre vir acompanhado de um portifólio. Poucos selecionadores importam-se se fulano formou-se na faculdade A ou B, ou se trabalhou na empresa X ou Y. O recrutador quer saber o que você sabe fazer de prático.

Por isso, ter um portifólio junto com o currículo é essencial. É sempre bom carregar um DVD com textos que você tenha feito para jornal impresso, revista, internet, além de entrevistas e boletins de rádio e vídeos com reportagens e apresentações de TV.

No papel, ainda que conte pouco, o currículo não pode ser feito de qualquer jeito. É preciso ter um certo apuro e, ao mesmo tempo, fazer um documento sintético, resumido, breve. Conversei certa vez com uma profissional de RH que me passou algumas dicas importantes. Vamos a elas.

1) Comece com os dados pessoais. No caso de currículo voltado para empresas de mídia, é bom também acrescentar uma foto.

2) Abra seu currículo profissional com o objetivo. Assim, se você pretende trabalhar na área X ou Y, sua intenção vai ficar clara, nítida, o que poupa tempo do selecionador. Por exemplo:

Objetivo: apresentação e reportagem em programas de TV

3) Em seguida, coloque sua formação profissional. Apenas graduação, pós e mestrado, se tiver, com data de início e término.

4) Em terceiro, coloque sua experiência profissional. Se você trabalhou em muitas empresas, aborde apenas as três últimas, com data de ínicio e término do vínculo. Importante: em cada empresa, escreva um pequeno resumo das funções que executava, levando em conta, principalmente, os bons resultados atingidos. Por exemplo:

Empresa: UPTV
Cargo ocupado: Apresentador e editor-chefe do programa Esporte na Rede
Início: Maio/2008    Término: Atual

Descrição das atividades: Na UPTV (www.uptv.com.br), produzo, apresento e sou editor-chefe do programa Esporte na Rede, que traz notícias, informação e análise esportiva sobre os principais campeonatos de futebol do Brasil e do mundo, além de falar sobre vôlei, basquete, handebol, automobilismo e outros esportes. A atração vai ao ar AO VIVO, toda terça-feira, às 20h. Graças à boa produção e ao conteúdo bem apresentado, a Web TV alcançou grandes índices de audiência, chegando atualmente a mais de 20 mil acessos diários.

5) Em seguida, coloque os cursos extracurriculares que você fez, voltados para a profissão que exerce. Por exemplo:

Curso Livre de Formação de Cronistas Esportivos, ministrado pelo jornalista Flávio Prado em 2004. Duração: 24h/aula

6) Na parte final, destaque suas habilidades individuais e técnicas. Por exemplo:

Conhecimento avançado do editor de imagens Photoshop.

7) Por fim, escreva os idiomas nos quais tem fluência ou proficiência.

Ao montar seu currículo desta forma, o ducumento fica mais sintético e mais bem distribuído, o que contribui para chamar a atenção do selecionador. Mas, ressalto: em comunicação e mídia, o currículo no papel apenas não não basta. É preciso também ter um portifólio em mãos e, principalmente, online. Hoje, um clique no mouse pode ser essencial para sua contratação em determinada empresa. E quem não se moderniza, fica para trás.

No entanto, o mais importante é que você, além do currículo e do portifólio, tenha bons contatos no meio. Assim, será mais fácil conseguir um emprego. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws





Nenhum comentário:

Postar um comentário