segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O jornalista no papel de mestre de cerimônia


Normalmente, o telejornalista é mais do que um contador de histórias ou um escritor de textos. Ele precisa ter boa postura vocal e gestos corporais adequados para auxiliá-lo na transmissão do conteúdo e na absorção completa da informação pelo público. Logo, o telejornalista também é uma espécie de comunicador.

Assim também é o jornalista de rádio. Nesse caso, os gestos não são importantes já que o rádio não transmite imagem. Mas a postura vocal sim, é essencial e deve ser muito expressiva no momento de transmitir a informação ao público.

Quando falamos em "comunicador", tenho certeza de que, por alguns instantes, vem à sua mente o nome de um gênio da comunicação: Silvio Santos, também chamado de "animador de público" ou "animador de auditório". Em toda sua carreira, Silvio sempre insistiu em fazer programas de TV com presença de plateia (composta por suas "colegas de trabalho"). Isso por considerar fundamental o contato direto com as pessoas.

Esse é também o papel do mestre de cerimônia. Prender a atenção do público, animá-lo (quando necessário) e conduzi-lo para que determinado evento seja um sucesso. Nesse âmbito, o jornalista também pode executar tal função.

É possível fazer abertura e encerramento de eventos, locução de premiações, festas de aniversário, baile de debutantes, formaturas, eventos corporativos, institucionais, políticos, inaugurações, etc. Geralmente, o telejornalista é convidado a realizar esse tipo de evento por já ser, de certa forma, conhecido do público e, por isso mesmo, chamar a atenção naturalmente.

Apresentadores de televisão também se encaixam nesse quesito. Conduzir uma cerimônia é o mesmo que apresentar um programa de TV. Porém, em vez de se dirigir à câmera e aos telespectadores que assistem à atração à distância, o mestre dirige-se ao público presente, como em um programa de auditório.

É por isso que também decidi me dedicar a esta função. Realizo-me sobremaneira quando apresento um programa e ele fica "redondo", gostoso de ser assistido. E quero também realizar-me em eventos com o público de corpo presente, com trocas de calor humano, com risos, aplausos e interjeições.

Gosto de gente e, por isso mesmo, quero estar perto das pessoas. Consegui isso há pouco tempo, quando fui mestre de cerimônia em um evento da Câmara de Guarulhos, o Selo Ambiental. Apresentei a cerimônia de premiação dos participantes (foto). Gostei muito da experiência e acredito que posso desenvolver também essa atividade de forma profissional.

No final de cada post deste blog, mais recentemente, tenho colocado meu contato para que os interessados possam me procurar para executar a função de mestre de cerimônia. O contato está destacado em um retângulo amarelo, após meus contatos habituais e meu portifólio on-line. Na parte lateral direita do meu blog também há um retângulo amarelo com este contato.

Comecei a publicar isso há pouco tempo. E não imaginava que o retorno seria tão rápido. Recebi dois convites para apresentar eventos. Infelizmente, por serem ambos no meio da semana e em horário comercial, não pude aceitar. Trabalho de segunda a sexta, na Câmara Municipal de Guarulhos.

Ou seja, só posso ser mestre de cerimônia em eventos noturnos ou aos finais de semana. Mas sinto-me honrado e lisonjeado com os convites. Espero que, em breve, surjam mais convites. Realmente, fiquei surpreso com a rapidez com que os primeiros ocorreram. Espero, de coração, nos próximos, poder ajudar. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws


Nenhum comentário:

Postar um comentário