segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Globo pode sofrer CPI por suposta sonegação de impostos


Amigo leitor. Para redigir o post de hoje, vou basear-me em uma reportagem publicada pelo site Comunique-se, no último dia 8 de agosto. Os trechos entre aspas são reproduções deste texto. A TV Globo está sendo acusada de sonegação de impostos e manutenção de uma empresa de fachada nas "Ilhas Virgens Britânicas para não recolher Imposto de Renda direto na fonte".

A emissora "é ré em processo que exige o pagamento de 615 milhões de reais em impostos por suspeita de sonegação fiscal na compra dos direitos autorais da Copa do Mundo de 2002. O caso já resultou na prisão da ex-agente administrativa da Receita, Cristina Maris Ribeiro. Ela foi condenada a quatro anos e onze meses de prisão em junho deste ano pelo desaparecimento dos documentos do processo. Investigações do Ministério Público mostraram que ela agia para beneficiar empresas devedoras do fisco por meio de fraudes no sistema eletrônico".

Por isso, integrantes do PRB na Câmara e o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) propuseram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação. Diversos parlamentares aderiram à iniciativa.

Uma vez contextualizada a situação, vamos ao post propriamente dito. Com certeza, esse tipo de maracutaia não é exclusividade da Globo. Diversas empresas de vários segmentos usam de expedientes como estes para aumentar a lucratividade e enriquecer seus proprietários de modo ilícito.

Há empresas que sonegam o Imposto de Renda, há outras que deixam de depositar o INSS (parte previdenciária) dos funcionários ou ainda deixam de depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ainda segundo a reportagem do site Comunique-se, os deputados pediram transparência às emissoras de TV (que é algo que sempre pedem aos políticos).

De fato, nas últimas manifestações populares que levaram milhares de pessoas às ruas, pudemos observar que um dos alvos das críticas e retaliações eram as emissoras de TV (foto). Globo, SBT e Record tiveram equipamentos danificados e repórteres hostilizados.

A sociedade está mais atenta e mais vigilante. Instaurar uma CPI para apurar a situação da Globo, ou de qualquer meio de comunicação (jornal, revista, internet, TV ou rádio) que venha a prejudicar seus trabalhadores é algo louvável e muito bem-vindo. Porém, sabemos que, até a instauração efetiva da referida Comissão, muita água vai rolar por baixo da ponte.

Muitos políticos também têm interesse em que esse tipo de CPI não vá para frente, pois são concessionários de emissoras de rádio e TV. A Globo é muito poderosa e pode, sutilmente, fazer campanha favorável ou contrária a determinado parlamentar, influenciando a massa.

Por isso as redes sociais ganharam tanta importância. Elas são fundamentais para que a informação se democratize e as várias verdades venham à tona. Por isso também é importante promover a inclusão digital no país e ampliar o acesso a computadores e à internet.

Honestamente, não acredito que esta CPI vá evoluir, justamente por estas razões que citei. É uma pena. Jamais uma emissora de TV deveria ter tanto poder. Recentemente, o meia Alex, jogador de futebol do Coritiba, disse claramente que, "quem manda no futebol brasileiro é a Globo. A CBF só cuida da seleção". Uma verdade lamentável! Embora seja assunto para um próximo post.

Para encerrar, quero dizer que sou favorável a qualquer CPI ou investigação que denuncie e puna criminosos em qualquer ramo da sociedade. Gostaria muito que pudéssemos viver em um mundo no qual as pessoas fossem sempre boas, justas, honestas e éticas. Mas sei que é utopia. Pelo menos, torço então para que a justiça seja feita e que aqueles que têm má índole e praticam crimes sejam punidos. É o que falta para este país melhorar: punição! Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws



Nenhum comentário:

Postar um comentário