sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sensacionalismo e circo: Datena de cueca revela Band sem noção de bom senso


Cada dia que passa, a TV Bandeirantes parece que procura se superar na questão da gozação e da ridicularização. É uma emissora que perdeu a seriedade faz tempo. Hoje, limita-se a uma programação sensacionalista, circense e popularesca, sem a menor preocupação com conteúdo ou qualidade. A linha editorial está mais próxima da Rede TV!, emissora que sempre fez qualquer coisa para obter audiência.

O apresentador do programa Brasil Urgente, José Luiz Datena (foto), conhecido como um âncora austero e sério, apesar de sensacionalista, apareceu na TV de cueca. A intenção era pagar uma aposta que ele mesmo fez sobre a Seleção Brasileira. Datena disse que se o Brasil não ganhasse a Copa do Mundo, viria de cueca ao programa.

Esse é o tipo de coisa que um jornalista sério jamais diria e faria na TV. Datena, para quem não sabe, já foi narrador no início da década de 1990, na mesma Band, transmitindo jogos de categorias sub-20, sub-17 e sub-15. Embora a qualidade de sua narração tenha sido questionada, não caiu na Copa do Mundo de pára-quedas. Ele, ao menos, já trabalhara com esporte em outros tempos.

Respeito a carreira de Datena. Mas, esse tipo de atitude revela exatamente quando um jornalista deixa de estar comprometido com sua imagem e seriedade. O apresentador recebe um salário poupudo, que gira em torno de dois milhões de reais mensais.

Ele não se importa mais com o que os telespectadores vão pensar. Já não liga para isso faz tempo. O salário que tem e as economias que deve ter guardado já proporcionam a ele uma vida confortável. Uma pessoa ligada à emissora me disse, certa vez, que ele teria montado um estúdio rádio e TV em sua residência, para poder apresentar o programa de lá e também fazer suas inserções na Rádio Bandeirantes.

Por mais que se ganhe um salário bem acima da média de qualquer cidadão mortal, não consigo compreender tais atitudes. O amor pelo jornalismo e o zelo pela carreira devem ser mantidos até o final.

Mas a Band também é culpada. Sua linha editorial vem decaindo de qualidade a cada segundo. Ex-jogadores que mal sabem se expressar tornaram-se comentaristas de futebol. Jornais sensacionalistas exploram a desgraça alheia para conseguir audiência. E situações circenses como o apresentador de cueca só reforçam a imagem de uma emissora que vive em franca decadência de conteúdo.

Honestamente, acredito que os telespectadores que só têm a possibilidade de assistir à TV aberta mereciam coisa melhor. De TODAS as emissoras. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws



























Nenhum comentário:

Postar um comentário