terça-feira, 1 de julho de 2014

A importância da imprensa: técnico Felipão pediu redução das críticas


Ontem, pouco antes da entrevista coletiva que o volante Fernandinho concederia aos jornalistas que cobrem a Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari reuniu alguns membros da imprensa para uma conversa.

Participaram do bate-papo os jornalistas Juca Kfouri (Uol / Folha de S. Paulo / ESPN Brasil), Paulo Vinícius Coelho (Folha de S. Paulo / ESPN Brasil), Fernando Fernandes (TV Bandeirantes), Osvaldo Paschoal (Fox Sports / Rádio Globo) e Luiz Antonio Prósperi (O Estado de S. Paulo). No final da conversa, foi pedida a presença de um integrante do jornal O Globo, que acabou sendo representado por Carlos Eduardo Mansur.

Entre outras coisas, Felipão pediu a redução das críticas à Seleção. Disse que a imprensa deve apoiar o time, cuja maioria dos jogadores disputa uma Copa pela primeira vez. Admitiu que, por isso e pela perda dos Jogos Olímpicos para o México, existem sim, problemas emocionais na equipe.

Atitudes como esta de Felipão revelam como a imprensa hoje é poderosa. É ela a responsável por formar a opinião da maioria dos brasileiros. Detalhe: nesse bate-papo, não tinha um repórter sequer da TV Globo. Por quê?

Porque, obviamente, a Globo já exalta a Seleção e o futebol brasileiro. A Globo torce com o time nas narrações desequilibradas de Galvão Bueno. Felipão queria isso das demais mídias. Queria que os jornalistas tratassem o time como "nossa seleção", segundo Juca Kfouri.

Concordo que a crítica pela crítica não tem valor nenhum. A crítica sem base não é bem-vinda. Mas, não é o que vemos, por exemplo, saindo da boca de Paulo Vinícius Coelho (foto que abre o post), comentarista dos jogos do Brasil, junto com Paulo Calçade. PVC é dos mais equilibrados comentaristas esportivos que este país já viu.

Analisa com profundidade os problemas táticos da Seleção e faz críticas absolutamente palpáveis e construtivas. Gosto muito dessa postura de não tratar a Seleção Brasileira como "nossa seleção". Um jornalista sério deve ver as coisas com distanciamento, discernimento, frieza, isenção e imparcialidade. Não deve tomar nenhum partido, mesmo sendo brasileiro.

A partir do momento que você toma partido de algo, deixa de ser isento e perde parte de sua credibilidade. Felipão sabe que a Globo está perdendo audiência justamente pela falta de credibilidade ao trazer comentaristas ex-atletas e inexperientes. Houve até mesmo uma notícia de que os jogadores da Seleção assitiam aos jogos do mundial pela concorrente, a Bandeirantes.

Felipão também sabe que as análises mais sérias estão retomando espaço e ganhando atenção de quem gosta de esportes. Por isso, reuniu-se com estes jornalistas. Ele entende que o apoio deles é fundamental para uma virada. Mesmo assim, Juca e PVC disseram que não vão fazer uma cobertura "brasileira" e passar a mão na cabeça de ninguém. Tem quem não goste dessa postura ou mesmo dos jornalistas mencionados. Para mim, a postura de ambos é elogiável. E, para mim, Felipão deveria se preocupar somente em treinar o time e não com a imprensa, por mais importante que a mídia seja. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws



























Nenhum comentário:

Postar um comentário