segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto social leva informação a jovens da periferia de Guarulhos


No último sábado (17/05), tive a oportunidade de voltar alguns anos na minha vida. Mais precisamente, na época dos meus 18 anos, quando dava aulas de lógica e matemática para alunos da escola Educandário Santo Antonio, em Santo André. Essa foi a escola em que cursei o Ensino Fundamental.

Como sempre tive um raciocínio muito rápido e sempre me destaquei em disciplinas que envolviam números, a escola me inscrevera, em 1997, para a disputa da Olimpíada Estadual de Matemática. Com orgulho, conquistei a 15ª colocação no Estado de São Paulo.

O desempenho me rendeu um convite para treinar as turmas futuras. E assim comecei minha carreira como professor de lógica e matemática nas horas vagas.

Neste sábado, a aula que dei não foi em uma escola particular. Muito diferente disso. Foi para jovens da periferia de Guarulhos, da Região do Pimentas. Eles estudam para o vestibular num projeto espetacular, idealizado e comandado pelo amigo Rômulo Ornelas, que hoje é vereador na cidade.

O cursinho pré-vestibular é gratuito e atende jovens num raio de quatro quilômetros daquela região. O local vive cheio de pais o tempo todo, encantados com o projeto e querendo matricular seus filhos para que, com educação e estudo, consigam uma vaga numa universidade pública e possam realizar o sonho de ter um curso superior e uma profissão devidamente regulamentada.

Qualquer jornalista que se preze tem o dever de levar informação a todos, de todas as classes, credos e orientações sexuais. Somente a informação e o conhecimento são capazes de combater a exploração dos mais carentes e dizimar os maus políticos deste país. Com certeza você, amigo leitor, nota que a educação pública brasileira é um caos. Interesse político, nada mais.

Pessoas bem informadas discutem política, votam melhor e até mesmo são capazes de, juntas, fazerem revoluções para que obtenham direitos necessários que até já são garantidos pela Constituição Brasileira. Ou então, promovem revoltas legítimas, que consigam mudar a estrutura política de um país e mesmo um sistema de governo, como derrubar ou instituir presidencialismo, monarquia, parlamentarismo, neoliberalismo, anarquia ou novas ideias que possam surgir.

Por isso, foi com muita satisfação que pude levar informação a estes jovens. Inteligentes e com vontade de aprender, foram extremamente participativos na aula de lógica. Descobriram que pensar é o mais importante quando estamos diante de um problema. A reflexão e a capacidade de se colocar dentro da situação permitem que você visualize melhor o que acontece e consiga dar uma solução racional para determinados obstáculos que aparecem em seu caminho.

Trabalhamos problemas com números e sem números. Os alunos gostaram muito e já solicitei à administração do cursinho para que possamos ter um novo encontro. Afinal, uma hora e dez minutos foi pouco tempo para tamanha diversão que tivemos. Tenho certeza de que contribuí, com conhecimento e informação, para abrir as mentes de alguns jovens. Mas sei que ainda posso dar muito mais.

É uma forma digna de fazer o bem e retornar à sociedade tudo aquilo que até hoje tive em minha vida. Uma família amorosa, educação decente e uma vida profissional coberta de alegrias e amigos. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws













































2 comentários:

  1. Que bacana Lê. Parabéns. Um dia quero assistir uma aula sua rs já eu sempre me destaquei em português, Geografia e História rs números nunca foram o meu forte rs a não ser o meu amor pela numerologia rs. Que Deus te abençoe sempre e parabéns pela iniciativa. bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, meu caro Leandro martins é com posturas como esse sua junto com a iniciativa do professor Rômulo Ornélas que se faz um Brasil melhor parabéns.

    ResponderExcluir