terça-feira, 5 de agosto de 2014

O jornalista deve buscar seus direitos trabalhistas


Um jornalista deve trabalhar cinco ou sete horas por dia? Como ficam as horas extras? Aquele repórter que fica até tarde na redação e faz o chamado "pescoção" tem direito a adicional noturno? Essas são algumas perguntas frequentes e recorrentes entre os profissionais da área. É importante que o jornalista saiba sembre buscar seus direitos e, qualquer acordo entre o profissional e a empresa para a qual trabalha, ainda que escrito, pode ser anulado, dependendo da situação.

O portal Comunique-se (www.comunique-se.com.br) mantém entre seus colunistas o advogado e jornalista Kiyomori Mori. Com artigos extremamente relevantes e esclarecedores, ele traz à tona algumas questões judiciais trabalhistas que envolvem estes profissionais da mídia. Vale a pena a pesquisa e a leitura no site.

Via de regra, o trabalho do jornalista é como outro qualquer. É claro que, como em outras áreas, há situações inerentes e peculiares à profissão. Mas não deixa de ter uma rotina estafante, pressão, estresse, problemas, jornadas longas, etc.

Como trabalhador comum que é, o jornalista deve sempre estar atento a seus direitos e cobrar seus empregadores, as empresas de comunicação, para que os cumpram corretamente. Tem muito jornalista que tem medo de processar a empresa para a qual trabalha ou trabalhou. A justificativa é o temor com relação a represálias que pode sofrer na busca por um novo emprego.

Bobagem. Se o funcionário deixar de exigir seus direitos, a situação jamais vai mudar. É preciso sim, ir para a Justiça do Trabalho, em situações extremas. O jornalista, pela profissão que tem, já fica bastante exposto. E algumas empresas exploram muito a mão-de-obra, com jornadas intermináveis de trabalho, sem querer dar os benefícios legais aos profissionais. Só pensam em sugar a pessoa, sem o devido reconhecimento financeiro.

Esse tipo de coisa tem de acabar. Por isso, textos como os de Kiyomori Mori são extremamente importantes para alertar os jornalistas a respeito dos direitos que possuem. Muitos profissionais sequer sabem quais são seus direitos e deveres na execução de suas tarefas e funções. É preciso estar sempre bem informado sobre tudo. Principalmente sobre algo tão importante quanto à busca por melhores condições de trabalho e de vida. Fique sempre atento! Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws


























Nenhum comentário:

Postar um comentário