segunda-feira, 10 de março de 2014

Todo cuidado com o GC é pouco


Na TV, existe um aparelho conhecido popularmente como GC. Todo mundo, alguma vez na vida, já ouviu falar no bendito GC. A sigla significa Gerador de Caracteres e serve para "escrever" palavras na tela, com o fim de ilustrar melhor uma cena ou reportagem, exibir o nome e as profissões dos entrevistados ou então reforçar e destacar números, dias do ano, meses, valores monetários, etc.

O mesmo, obviamente, serve para as reportagens de jornal impresso, infográficos e legendas de fotos. Pois bem. Todo cuidado com o que se escreve é pouco. Ainda mais se for exibido em rede nacional aberta. É preciso que haja um revisor que cuide exclusivamente dos GCs que vão ao ar. Mais do que isso, é fundamental que mais de uma pessoa revise esse conteúdo (considero aceitável pelo menos três revisores).

Isso porque, às vezes, uma pessoa lê um texto de determinada maneira e pode ser que uma grafia ou uma palavra equivocada escape. Um segundo e um terceiro revisores, neste caso, que apresentam uma maneira diferente de leitura, podem achar um erro que passou por esse primeiro revisor.

Também é importante que, se os revisores tiverem qualquer dúvida com relação à grafia de nomes de pessoas, de lugares ou palavras estrangeiras, chequem com o redator ou o repórter o modo correto de escrevê-los. Quando isso não acontece, a emissora (o redator e revisor dos GCs) pode cometer algumas gafes homéricas, como esta da foto que abre o post.

Claro que foi um engano, mas tal erro permite até que a pessoa citada processe a emissora por danos morais. Portanto, o GC deve sempre ser revisado minuciosamente por mais de uma pessoa antes de ir ao ar. Caso contrário, a saia pode ser tão justa que o elástico arrebentará. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
LM Comunicação: https://www.facebook.com/lmcomunicacaooficial
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W
Câmara em Pauta: (Apresentador) http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_
Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws



























2 comentários:

  1. Mas é impressão minha, ou nos últimos anos estes erros estão cada vez mais corriqueiros ?

    ResponderExcluir
  2. A velocidade com que todos querem ser o primeiríssimo a publicar, postar, comentar etc. leva os editores de GC a cometerem erros ortográficos absurdos. A pressa nunca será amiga da perfeição. Mas, como conciliar urgência e correção da linguagem?

    ResponderExcluir