quinta-feira, 26 de abril de 2012

Respostas ao leitor Pedro Martins



O leitor Pedro Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mandou-me um e-mail solicitando algumas opiniões sobre web TV. A entrevista foi para um trabalho de faculdade, mas decidi publicá-la aqui no blog para externar minha posição sobre questões que considero importantes no que diz respeito às novas mídias. Acompanhe.

Pedro Martins - Qual a sua interatividade na web TV com o público?
Leandro Martins - Total! O público participa ativamente do programa que apresento, o Esporte na Rede, toda terça-feira, AO VIVO, às 20h, na UPTV (www.uptv.com.br). A interatividade do público se dá por meio de quadros de opinião, como a enquete e diretamente, com perguntas para os comentaristas e para os convidados da atração, além do quadro Torcedor na Rede, em que o internauta nos envia uma foto demonstrando o amor pelo seu time e colocamos no ar. Indiretamente, o público participa por e-mail e pelas redes sociais (facebook e twitter), além de nosso blog (pgmesportenarede.blogspot.com)

Pedro - Esta é a interatividade que vocês esperavam para ter contato com o público ou esperavam mais interatividade disponível no mercado para dispor ao público na web TV?
Leandro - Acredito que sim. A participação é em tempo real e tem se mostrado muito ativa! Por enquanto, a estrutura tem sido suficiente para que a interatividade ocorra a contento.

Pedro - Como está a audiência na web TV, ela existe ou não?
Leandro - Claro que existe! Nosso programa prova isso. Basta assistir! O que acontece é que a audiência da web TV é mais pulverizada. Muitos internautas, por exemplo, já me disseram que não conseguem assistir ao programa AO VIVO, mas que o assistem "on demand" (sob demanda), já que a atração fica armazenada no site por uma semana até que entre a nova edição. No entanto, continua sendo audiência. Mas na hora do programa ao vivo, nossa estimativa é de 12 mil acessos ao site.

Pedro - Como está o crescimento da web TV no Brasil.
Leandro - As pessoas ainda precisam entender o que é web TV. Muita gente acha que basta ligar um live stream da vida que você já está fazendo web TV. Por conta dessa qualidade amadora e questionável, muitos empresários não se interessam (ainda!) em anunciar e patrocinar atrações de internet. Sou chato que nem o Boni (ex-diretor e ex-vice-presidente da Globo) nesse aspecto. A UPTV tem estúdio próprio, 3 câmeras e todo um aparato de emissora mesmo. Por isso, nossa atração tem qualidade. No entanto, ainda falta muita coisa. Muita gente acha que montar uma emissora web é fácil e engana-se redondamente. Os equipamentos são caros. Se as pessoas que pensam em montar uma web TV conversassem mais, poderiam se associar e criar web TVs maiores. Por isso, acredito que ainda vai levar alguns anos para o efetivo crescimento e implantação dessa modalidade de ver TV no Brasil. Até porque, pouca gente ainda usa a internet por aqui.

Pedro - Qual é a diferença de um programa produzido para ser transmitido pela web TV e um programa produzido para ser transmitido em uma televisão convencional?
Leandro - Se os programas forem feitos direito, nenhuma. Os dois devem ter excelente qualidade. Porém, há, evidentemente, os formatos técnicos peculiares a cada veículo, como transmissores, tamanho de estúdio, equipamentos, etc. Eu gosto da internet por ser interativa e por poder "sentir" a participação do internauta em tempo real.

Pedro - Existe comercial ou merchandising num programa para web TV?
Leandro - Existe sim! Desde que o anunciante se interesse, isso é possível de ser feito, tal como numa TV convencional ou até de modo superior, já que a interatividade é maior.

Pedro - Como o mercado publicitário vê este novo mercado da mídia através da WEB TV?
Leandro - Como disse acima, infelizmente, o amadorismo ainda impera na internet. Porém, há muitas emissoras sérias, que desenvolvem um trabalho respeitável na área e, por isso, já têm conseguido alguns anunciantes. Ainda assim, os empresários vêem a internet com desconfiança e, de certa forma, torcem o nariz para este veículo. Mas acredito que, dentro de pouco tempo, o olhar empresarial vai mudar e as emissoras que realizam um bom trabalho vão se destacar em meio ao mar de sites amadores hoje existentes no planeta. Para que qualquer coisa dê certo na vida, o segredo é profissionalismo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário