segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A internet ajuda a encontrar fontes e pautas


É fato que hoje, com a internet, inúmeros jornalistas tiveram seu trabalho de encontrar fontes e pautas facilitado. Digo por experiência própria. No programa que apresento na UPTV, o Esporte na Rede, as redes sociais deram importante contribuição na busca e contato com convidados.

Encontrei nas redes várias personalidade do meio esportivo. Tal aproximação jamais seria possível sem a internet. Você até encontra o telefone da pessoa, mas tem muita gente que sequer atende a números desconhecidos. Na rede mundial de computadores, não. Você manda uma mensagem e, normalmente, as pessoas respondem.

Mesmo assim, o bom e velho contato telefônico é sempre útil. Em última instância, é o que mais o aproxima da fonte, pois transfere (em parte) as relações do mundo virtual para o mundo real. Conclusão: use e abuse da internet para procurar fontes e pautas. Porém, não faça uma lavagem em seu cérebro.

Seja inteligente, raciocine e continue mantendo-o em funcionamento. Pense, sugira pautas diferentes e busque fontes também no mundo real. Em reportagens de bairro, por exemplo, dificilmente se acham boas fontes na internet. Mas se sair às ruas e procurar nos lugares mais simples, vai encontrar uma porção delas. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @ leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário