terça-feira, 16 de agosto de 2016

O jornalismo explicado para alunos de Ensino Médio


No próximo dia 27 de agosto, estarei em mais um Encontro de Informação Profissional, no Colégio Singular, local em que cursei o Ensino Médio e do qual tenho ótimas recordações e muitas saudades. O evento, detalhado mais abaixo, reúne profissionais de várias áreas. O objetivo é a transferência de conhecimento e experiência aos alunos de Ensino Médio, que devem, neste momento da vida, escolher a carreira e a profissão que pretender seguir.

Mas como explicar algo tão complexo como o jornalismo a esses alunos em poucos minutos? Como detalhar minha paixão em poucas respostas às questões feitas por eles a mim? Como passar aos meninos e meninas a essência dessa profissão tão maravilhosa, que eu já queria exercer desde os 8 anos de idade? Como demonstrar que o reconhecimento do público e a função social exercida pelo jornalismo são meus grandes combustíveis?

Como falar de modo simples de uma profissão tão contraditória, cujo mercado é hoje tão complicado, concorrido, acirrado? Como convencer alguém a seguir uma carreira na qual sequer é preciso o diploma para exercê-la em tempos atuais?

Como explicar que o jornalista precisa manter-se isento, com o mar de desinformação que vemos hoje nos mais diversos veículos de comunicação? O desafio é gigantesco. E daí a importância desse encontro entre alunos e profissionais. Nosso papel ali será esclarecer o máximo de dúvidas ou pontos obscuros possíveis para ajudar na formação do futuro profissional. Do BOM profissional.

Vejo hoje, em muitos veículos, um mar de incompetências. Nos acostumamos ao óbvio, ao ridículo, às perguntas mal formuladas pelos repórteres, à má qualidade. Sem questionamentos, sem debates. Nos acostumamos a ver reportagens encomendadas, números maquiados, textos que defendem claramente interesses diversos que não a busca pela informação correta e precisa.

Sim, jornalismo envolve várias batalhas diárias. Batalha pela informação, pela notícia, pela fuga das ciladas, pelos interesses do público, contra interesses escusos, contra a falta de ética, contra a força enorme do poder e do dinheiro. Será um enorme prazer voltar à escola em que estudei durante três anos da minha vida para cumprir honrosamente tal desafio!

Agradeço novamente à oportunidade a todo o corpo diretivo do Singular pela confiança na minha pessoa como um dos jornalistas convidados para transmitir conhecimento a esses jovens. Darei meu melhor para que eles saiam de lá com menos dúvidas do que entraram. Ou com mais, já que o jornalismo é uma profissão afeita aos curiosos. Os detalhes do evento você encontra abaixo, em release que publico na íntegra, enviado pelas amigas Marli Popolin e Luciana Ponteli, profissionais da MP & Rossi Comunicações, empresa que faz assessoria de comunicação para o Colégio. Nos vemos lá! Um forte abraço.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mais de 250 profissionais orientam estudantes sobre carreiras e mercado de trabalho

No próximo dia 27 de agosto (sábado) a partir das 13h30, o Colégio Singular e Singular-Anglo Vestibulares promoverão o Encontro de Informação Profissional (EIP), um dos maiores eventos do Estado no segmento acadêmico e referência em informação sobre carreiras, profissões, mercado de trabalho e cursos universitários. A entrada é gratuita e o público estimado é de 5 mil estudantes da rede pública e privada.

Em sua 33ª edição, o Encontro contará com uma programação diversificada e planejada a fim de que os vestibulandos encontrem informações necessárias para a melhor escolha da profissão, carreira, cursos e instituições universitárias, tudo por meio de bate-papos com 250 profissionais de mais de 50 carreiras distintas.

Para complementar, várias universidades públicas e particulares também marcarão presença, fornecendo informações sobre datas dos processos seletivos, cursos, número de vagas e parcerias acadêmicas. Outra ação que merece destaque no evento são as orientações acadêmicas - com atendimento realizado por universitários que abordarão como é a realidade do processo seletivo nas instituições, a rotina na graduação, atividades e estágios. O evento ainda promove palestras voltadas para pais e vestibulandos.

O Encontro Profissional acontecerá na unidade do Colégio Singular, localizada na rua Álvares de Azevedo, 222 – Centro – Santo André – fone (11) 4990-2000. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Facebook: https://www.facebook.com/leandromartinsjornalista
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/leandromartinsjornalista

PORTIFÓLIO ONLINE:
Esporte na Rede (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihlxNYE6IqfMsOfi-_9qC7W

Programa Câmara em Pauta: (Apresentador): http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYig7m7XR73tuGbaYiKmO6dr_

Reportagens e entradas ao vivo: http://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYiiehtWKOSNGSPwlQOrvO0Ws

Narração esportiva: https://www.youtube.com/watch?v=USJStqjbTKU

Jornal da Câmara, programa Ponto de Vista e outras participações em TV: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRGSEWuLuYihKUR2FcbjDFMSy6XFpOzT-



Nenhum comentário:

Postar um comentário