sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Portifólio 7: Outros serviços que executo


Nenhum profissional que se preze deve se acomodar na carreira. Isso vale para qualquer área de atuação. É preciso sempre inovar, renovar, reciclar, mudar pontos de vista, agregar novas ideias. Por isso, um jornalista não pode depender apenas da mídia para trabalhar. Existem muitos outros serviços que um profissional de comunicação pode executar.

A imagem que abre este post é o meu cartão de visitas atual. Nele estão apenas alguns serviços que executo (clique na foto para ampliá-la). Note que não é apenas na mídia. Um jornalista pode fazer assessoria de imprensa (interna e externa), fazer textos publicitários (sim, pode!), dar palestras, participar de encontros profissionais, dar aula em universidades, fazer comunicação corporativa (interna e externa), etc.

Aliás, muitos de vocês já conhecem meu trabalho como jornalista. Hoje, sou editor-chefe de um programa semanal de TV em Guarulhos, chamado Canal Guarulhos. Coordenei, recentemente, uma equipe de 11 pessoas. O serviço é bem bacana e tem me dado muita experiência.

Paralelamente a isso, ofereço os outros serviços listados no meu cartão. Ainda faço freelas à noite ou fins de semana como revisor de textos, escritor e outras atividades relacionadas à mídia ou não.

E tem uma novidade. Se vocês souberem ou conhecerem alguma escola que queira, por favor repassem e avisem. Estou dando palestras em escolas para alunos de 3º e 2º anos do Ensino Médio sobre a carreira e a profissão de jornalista.

Esse serviço é deficiente em muitas escolas e os alunos não têm esclarecimentos sobre as vísceras da profissão, bastidores, o que se passa no meio e como efetivamente é o trabalho do jornalista. Isso faz com que muitos escolham a carreira de forma enganada e, depois de anos de faculdade, se vejam obrigados a trancar a matrícula e optar por outra coisa, desperdiçando energia, tempo e dinheiro. Eu não tive esse serviço em meu colégio. Sinceramente, senti falta.

Para ser jornalista, tem que gostar. Mas tem também, sobretudo, que entender de verdade como o meio funciona e como o mercado vai receber os recém-formados. A palestra tem 1h30 de duração, incluindo
espaço para perguntas de alunos. Também faço consultorias individuais. Se alguém souber ou tiver interesse, só me avisar.

Outro sonho que tenho é o de dar aula em universidade. Gosto da didática. Acredito que posso acrescentar algo aos alunos. Tenho vontade de transferir conhecimento, trocar experiências, fazer a diferença para alguém. E se um aluno que seja absorver apenas 10% do que eu transmitir, já vai ter sido de enorme valia, pois terei ensinado alguma coisa a alguém.

Resumo da ópera: jornalista não trabalha só em mídia. Todos os caminhos profissionais são válidos e cada um nos ensina algo diferente. Busque a diversidade. Versatilidade no mundo de hoje é fundamental para qualquer profissional. Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário