sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Esporte na Rede cobre festa da ACEESP



Amigo leitor. Você, que acompanha este blog, sabe que apresento o programa Esporte na Rede, que vai ao ar pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br), toda terça-feira, AO VIVO, às 20h. Hoje, graças ao crescimento de nossa atração, terei a possibilidade de viver um momento especial na carreira.

Vamos cobrir um grande evento, repleto de personalidades ligadas ao esporte. Trata-se da festa da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), que acontece na capital paulista. A cerimônia premia os melhores cronistas esportivos do ano. E estaremos lá, para gravar um programa especial, que vai ser exibido em janeiro para você, amigo leitor e internauta, que assiste ao Esporte na Rede.

Momentos como estes marcam as retinas de um jornalista para a eternidade. Claro, a festa vai acontecer todos os anos e a tendência é que marquemos nossa presença com frequência. Porém, apesar de clichê, a frase "a primeira vez a gente nunca esquece" é verdadeira. Por isso, o momento é tão especial.

Tenho a certeza de que faremos um excelente trabalho e conseguiremos levar a quem nos acompanha entrevistas de altíssimo nível. E nada paga a emoção de estarmos lado a lado com nossos ídolos no jornalismo esportivo. Mais do que isso, sermos reconhecidos por eles como colegas de profissão.

Para quem trabalha na mídia, isso não tem preço. O valor é afetivo, emocional, impossível de ser descrito em palavras. E, quando um jornalista se vê diante dessa situação, deve sempre ter em mente que, por mais emoção que sinta, a informação deve ser levada ao público com isenção. Por isso, nada de tietagem e sim muito trabalho!

Alguns profissionais enxergam nestas festas apenas a possibilidade de aproveitar uma boca livre e tirar fotos ao lado de gente famosa. Quem pensa assim, além de fazer mau jornalismo, age de modo antiético. O profissionalismo deve vir sempre em primeiro lugar. Estar perto de ídolos faz parte da carreira na mídia. Emocionar-se, também. Mas, ao jornalista, deve bastar apenas sentir a emoção e não expô-la ao público ou aos colegas de trabalho. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Esporte na Rede recebeu "paulista botafoguense" fanático

Ontem o programa Esporte na Rede recebeu o torcedor do Botafogo, Carlos Henrique Dias. Carlos é nascido em São Bernardo do Campo - SP. Graças a um álbum de figurinhas colecionado pelo pai, ele criou amor pelo alvinegro carioca e hoje é fanático pelo time da Estrela Solitária.

Também falamos de Seleção Brasileira, Brasileirão e Fórmula-1, com a decisão do mundial no Brasil. No Vestindo a Camisa, Luciane Bruno honrou as cores do São Paulo.

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial.  Confira abaixo as fotos e o vídeo na íntegra da atração. Mais informações: www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço!

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com


















terça-feira, 27 de novembro de 2012

Esporte na Rede fala sobre torcedores "estranhos no ninho"


HOJE, no Esporte Na Rede, vamos falar sobre o torcedor "estranho no ninho". Afinal, por que pessoas que nascem em determinado estado nutrem amor por um time de outro estado, mesmo com a distância ou apenas assistindo aos jogos pela TV?

Em nossos estúdios, o paulista e botafoguense fanático, Carlos Henrique Dias. E mais! Tudo sobre a penúltima rodada do Brasileirão e a análise de Paulo Arnaldo Lima sobre a emocionante decisão do Mundial de Fórmula-1.

Ainda tem Copa Sul-Americana e uma homenagem ao São Paulo no "Vestindo a Camisa". E fique ligado, pois teremos o sorteio do último squeeze da loja Gol De Placa e uma bola da Nike Total 90. Imperdível! HOJE, AO VIVO, na UPTV (www.uptv.com.br). Mais informações, acesse www.esportenarede.org. Mande sua pergunta! Te espero! Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O jornalista não deve interferir nos fatos, mas apenas narrá-los



Na faculdade de jornalismo, aprendemos que a reportagem deve ser feita com objetividade. Isso significa, na prática, que, além de não poder enfeitar o texto de modo desnecessário, o jornalista deve apenas relatar os fatos com isenção e o máximo de imparcialidade possível.

Ou seja, além de ouvir todos os lados envolvidos na situação, deve apenas narrar os fatos e não participar deles. Parece óbvio, mas nem tanto. É como presenciar a cena de um crime e não poder tocar em seus elementos para não atrapalhar as investigações da polícia.

Recentemente, durante um jogo de futebol do Campeonato Brasileiro entre Internacional e Palmeiras, em Porto Alegre, os jornalistas deram um belo exemplo do que não deve ser feito. O atacante do Palmeiras, Barcos, fez um gol com a mão. Os árbitros ficaram confusos e não viram o lance. Estavam perto de validar o gol quando o delegado da partida disse que o lance havia sido irregular.

Segundo alguns veículos de comunicação, o tal delegado, que já não poderia se comunicar com os árbitros, perguntou aos repórteres que acompanhavam a partida perto do banco de reservas das equipes. Ainda de acordo com estes veículos, os repórteres, auxiliados pelas imagens da transmissão, responderam a pergunta e confirmaram que o gol havia sido feito com a mão.

Ou seja, deixaram de narrar o fato para interferir nele. Ainda que fosse para reparar uma injustiça no âmbito esportivo, feriram duas regras. A do futebol e a do jornalismo. Seja como repórter, locutor, apresentador ou qualquer que seja a função que o jornalista execute, nada lhe permite interferir nos fatos. Nada!

Imagine o quão prejudicial pode ser a atuação desastrosa do jornalista em uma guerra, uma operação policial ou uma investigação sigilosa, por exemplo.

Jornalista observa e relata. Não interfere jamais! A menos que seja um caso emergencial ou extremo, de vida ou morte. E, mesmo assim, sua participação no fato vai sofrer críticas. No caso especificamente relatado neste post, os jornalistas quiseram ser os agentes do fato e participaram dele. E digo novamente algo que sempre disse: a única estrela do jornalismo é a informação! E não o jornalista!

Ele é apenas o meio pelo qual a informação chega ao público. No caso do futebol e do esporte em geral, a interferência é ridícula e ainda mais desnecessária. Portanto, você, amigo leitor, ou você, aluno de Ensino Médio ou estudante universitário de jornalismo, leve consigo tal lição. Jornalista observa e narra os fatos. Jamais interfere. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O risco de publicar declarações extraídas das redes sociais



O crescimento do número de usuários das redes sociais (principalmente Facebook e Twitter) fez com que atores, cantores, jornalistas, artistas e pessoas até certo ponto famosas aderissem à moda e registrassem um "perfil" na rede mundial de computadores.

Isso aconteceu porque são profissões extremamente dependentes de contatos e comunicação constante com o público. Assim, os artistas, de modo geral, enxergam nas redes sociais a possibilidade de fideliz ou mesmo ampliar sua audiência, com a conquista de novos fãs e seguidores.

Algumas empresas chegam a pagar mais de dez mil reais por mês para que algum artista famoso faça publicidade de determinado produto. Só o fato da celebridade recomendar tal produto, já significa um comercial eletrônico na internet. E, pelo visto, altamente rentável.

Até aí, tudo bem. O problema, no caso do jornalismo, começa quando "jornalistas" (entre aspas mesmo, pois não devem ser formados) publicam declarações vistas nos perfis destas celebridades sem ao menos checar a informação. Aliás, a tal rede social transformou-se na própria fonte da notícia e na própria declaração do entrevistado (foto que ilustra o post).

Quem procede desta maneira, corre um tremendo risco de dar uma "barrigada", como costumamos chamar no jornalismo uma notícia mentirosa, falsa. Esclareço. Imagine que alguém crie um perfil "fake" de um artista famoso e que, diante da falta de apuração, o "repórter" acredite que tal perfil seja real.

Ao publicar uma declaração postada pelo perfil, obviamente, vai reproduzir a declaração de um falsário, de alguém que se passa pela pessoa famosa, mas que não passa de um ilustre desconhecido. Se a declaração for contundente, a coisa é ainda pior. Cabe processo da parte afetada. No caso, da celebridade original.

Foi o que aconteceu no site R7, recentemente. O portal publicou uma suposta declaração de Mano Brown, líder do grupo Racionais MC´s, dada no Twitter, que chama o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de assassino. Pouco depois, no lugar do conteúdo original, foi publicada uma errata com a informação correta, de que o perfil que tinha feito a declaração não era do cantor e sim de um fake. O perfil oficial correto também foi divulgado.

A lei de imprensa permite que o jornalista repare o erro e evite o processo judicial. Mas, convenhamos, é sempre um risco. Outras situações embaraçosas ainda podem acontecer. É possível que a celebridade escreva alguma coisa e, logo em seguida, arrepende-se e apague. Se o jornalista não tiver feito um registro de imagem da declaração (o famoso "Print Screen), também vai passar por mentiroso. Será a palavra da imprensa contra a do tal artista.

Isso acontece muito em veículos que têm como foco principal futricar a vida alheia, ou seja, jornais, revistas, programas de rádio e televisão sobre fofoca. No caso do jornalismo esportivo, vi coisa semelhante acontecer com declarações de jogadores de futebol.

Para se eximirem da declaração dada, alegam que foi um parente ou amigo que tinha a senha da sua rede social e que teria publicado a declaração no lugar deles. Afinal, ninguém pode provar que a afirmação não seja verdadeira. Ou seja, acaba parecendo mesmo apenas especulação, disse me disse.

Por isso, em vez de publicar diretamente a declaração colhida em redes sociais e microblogs, apure mais. Aproveite o perfil da pessoa e peça seu telefone. Converse com o envolvido. A internet hoje provoca o afã em alguns editores e repórteres de darem o furo quase em tempo real.

É realmente muito fácil publicar e "despublicar" o conteúdo, mas não é correto. O correto é apurar, telefonar, cruzar informações e, só então, levar a informação ao conhecimento do público. Jornalista que não apura corre riscos altos, desnecessários e pratica o péssimo jornalismo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Esporte na Rede recebeu Lombardi Jr., comentarista da Rádio Capital

Ontem o programa Esporte na Rede recebeu o comentarista esportivo da Rádio Capital de São Paulo, Lombardi Jr., filho do saudoso locutor Lombardi, do Silvio Santos. Ele falou sobre a carreira, sobre a liderança de audiência da Rádio na capital paulista e sobre a queda do Palmeiras para a segunda divisão do Brasileirão.

Também falamos tudo sobre a decisão do mundial de Fórmula-1, que acontece no próximo domingo, em Interlagos, no GP do Brasil. E ainda: uma dica cultural imperdível. E o sorteio do penúltimo squeeze da promoção em parceria com a loja Gol de Placa.

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial.  Mais informações: www.esportenarede.org. Veja abaixo as fotos e o vídeo do programa na íntegra. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com



















terça-feira, 20 de novembro de 2012

Esporte na Rede recebe comentarista da Rádio Capital


HOJE (20/11), no Esporte Na Rede, tudo sobre o rebaixamento do Palmeiras à Série B do Brasileirão. E ainda, quais são os segredos para alcançar o sucesso na mídia? O diretor da Rádio Capital de São Paulo, Lombardi Jr., explica como o veículo conseguiu conquistar altos índices de audiência na capital paulista.

E mais! A emocionante disputa na reta final do campeonato da Fórmula-1, que será decidido no Brasil. Também tem uma dica cultural imperdível para você. E ainda, o sorteio de mais um squeeze da parceria com a loja Gol de Placa! Não vai perder!

HOJE (20/11), às 20h, AO VIVO, na UPTV (www.uptv.com.br). Mais informações, acesse www.esportenarede.org. Mande sua pergunta! Te espero! Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O dia em que este blog foi realmente útil



Você, amigo leitor, que acompanha este blog, sabe que o criei, em janeiro do ano passado, com um nobre intuito: tirar dúvidas de estudantes de Ensino Médio, universitários ou mesmo curiosos sobre minha profissão e, desse modo, contribuir para que as pessoas entendam melhor a carreira antes de optarem por segui-la.

Pois bem. Dias atrás, tive a confirmação de que este blog está no caminho certo. Um leitor que pediu para não ser identificado escreveu-me um e-mail muito cordial. Entre palavras elogiosas, ele disse que meu blog é dos poucos que falam sobre a profissão em si. Mais do que isso, disse que, ao ler o conteúdo, teve a certeza de que quer mudar de profissão e seguir o sonho de ser jornalista. Hoje, ele é professor de Geografia.

Com a devida autorização dele, vou reproduzir e comentar alguns trechos do e-mail que me enviou. Assim escreveu o rapaz:

"Oi Leandro, tudo bom? Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu blog e pelos trabalhos que você tem feito na área de jornalismo. Também quero lhe agradecer pelas informações que você postou. Elas foram essenciais num momento de incerteza, dúvida, medo, entre outros sentimentos que o pensamento da mudança de uma profissão causa.

Encontrei o seu blog quando estava 'caçando' na internet algum que tratasse da profissão de jornalista, os desafios, a formação, os trabalhos, a pressão, etc. E para a minha feliz surpresa encontrei o seu. Li quase todos os posts e me interessei muito.

Quero mudar de profissão e desejo iniciar no ano que vem o curso de Jornalismo. Atualmente sou professor de Geografia e estudante do curso de Pedagogia (termino em julho 2013). Sempre gostei da área de comunicação (jornalismo), mas por algumas escolhas que fiz na vida, acabei indo parar na área da Educação.

A cada dia me sinto mais frustrado pela ingrata profissão que é ser professor nesse país (principalmente pela remuneração) e a cada dia, o meu sonho de trabalhar como jornalista cresce dentro do meu coração. E agora cheguei à conclusão que quero sim, viver disso.

O seu blog mostra bem a dura realidade do trabalho de jornalista, aspecto que é inerente a qualquer profissão que tem poucas vagas para muita gente."

Eis o texto que tive o prazer de ler em minha caixa de entrada. Ao amigo, fiz um alerta. Disse que ele vai entrar numa carreira concorrida, competitiva e nem sempre leal. Tem muita picaretagem, falcatrua, puxada de tapete, etc. Ainda assim, acredito sempre que o talento pode fazer a diferença.

Se o amigo tiver talento, esforçar-se, ler muito, informar-se diariamente, escrever bem (dentro da norma culta da Língua Portuguesa), e mergulhar de cabeça em seu sonho, com certeza dará um passo enorme para realizá-lo. Nada nesta vida é impossível. Pode ser bem difícil ou improvável, mas impossível, jamais.

Fico muito feliz de, com minha ainda pouca experiência na profissão (oito anos de estrada), poder contribuir para que alguém tenha vontade de exercê-la, mesmo com tudo o que já escrevi aqui sobre a dura carreira. O amigo que me escreveu o e-mail é uma pessoa de coragem, pois já tem uma profissão e uma razoável estabilidade.

Quem tem a coragem de jogar tudo para o alto para recomeçar do zero merece ter sucesso. Muitos entrevistados de renome disseram isso aqui no blog e fizeram o mesmo que o amigo aí quer fazer. Por isso, só posso desejar sorte, saúde e muito empenho para que o sonho torne-se realidade. De minha parte, fico muito satisfeito de ter ajudado, ainda que minimamente. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Esporte na Rede recebeu fonoaudióloga Juliana Pontes

Ontem o programa Esporte na Rede recebeu a fonoaudióloga Juliana Pontes. Ela falou sobre os cuidados que os locutores, repórteres, apresentadores e comentaristas de rádio e TV devem ter com a voz. Também falamos sobre o título do Fluminense no Brasileirão. E ainda, a análise prévia sobre o GP de Austin, nos Estados Unidos, da Fórmula-1.

E ainda falamos sobre a Copa Sul-Americana. No "Vestino a Camisa", nossa bela Luciane Bruno honrou as cores do Tricolor de Aço Cearense, o Fortaleza! Claro, tudo isso com a sua participação maciça!

O Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real.

A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Confira abiaxo as fotos e o vídeo da atração na íntegra. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com